Dia 14: Portomarín - Santiago de Compostela

Portomarín - Santiago de Compostela
Saímos de Portomarín e tinha decidido ir pelo caminho no entanto perdi-me e comecei pela estrada. Como o início do dia começava logo com umas quantas subidas não fiquei muito triste afinal tinha de novo os meus alforges. Ontem ao passar pelos outros ciclistas sem eles pareceu-me estar a fazer batota. Então resolvi sofrer com os meus 20kg a mais.
Não tardou muito para que descobrisse o caminho. Mais uma vez era daqueles troços mesmo paralelo a estrada. A Compostelana, certificado que recebemos ao chegar em Santiago que prova que fizemos o caminho, só é dada a quem faça os últimos 100km a pé ou 200km de bicicleta. Como Portomarín fica a mais ou menos 100 km de Santiago a quantidade de pessoas a pé a partir daqui aumenta consideravelmente. Claro que todos eles levam pouquíssima bagagem. LOL


Após parar e reencontrar a Lena, na localidade onde tínhamos combinado, sentada confortavelmente a actualizar o blog no seu computador continuei o caminho num conjunto de descidas muito bem vindas depois de começar a manhã com inúmeras subidas. A Lena foi a frente e reencontramos-nos mais uns quilómetros abaixo. Ela tinha parado para tirar fotos. Não tinha andado nem 300 metros quando fui parado por uma rapariga a perguntar se queria carimbar a credencial alí e se gostaria de café, leite chá ou agua. Tudo de graça... para dar energia ao peregrinos. Depois de carimbar e tomar um copo de café com leite lá segui viagem.


A seguir, consegui encontrar o caminho e finalmente um como tinha imaginado antes do início da viagem.


Depois de uns bons quilómetros o caminho voltou a ser paralelo a estrada... não pensei duas vezes... segui pela estrada. Entretanto a Leninha liga-me a dizer que tinha se entusiasmado e tinha passado o lugar onde tínhamos combinado nos encontrar. Estava agora a minha espera em Melide. Quando cheguei por volta das 11h30 encontrei a Lena sentada num café. Comi e segui viagem. Pouco depois deparei-me com uns peregrinos a indicarem-me o caminho.


Estava cheio de energia e a 1 da tarde não tinha fome e já tinha feito 70 km. Pensei em fazer a etapa toda do dia, uns 85km, antes de parar para almoçar. Sempre depois do almoço e complicado recomeçar a pedalar. Além de esfriarmos a barriga cheia e o vinho não ajudam. Entretanto a lena vinha sempre atrás de mim porque, como vinha pela estrada, não passa por muitas das localidades que estavam no itinerário que tínhamos.
As duas da tarde a Lena, já a ficar zangada, obrigou-me a parar para almoçar e descansar. Só faltavam 16 km para Santiago e como ainda era super cedo decidimos continuar até a meta final.

Depois do Almoço comecei os últimos quilómetros da viagem, cheio de entusiasmo. Agora a partir daqui seria sempre pelo trilho... queria chegar a Santiago pelo caminho.
E não foi nada fácil. Mas depois de 3 subidas em que tive de empurrar a bicicleta cheguei ao ultimo monte, e consequentemente subida, da viajem. O Monte do Gozo. Tava la a Leninha sentadinha a minha espera. Paramos para tirar umas fotos e seguimos
pela última descida.


Finalmente chegamos a Santiago!!!! Depois de umas fotos junto o sinal da localidade rumamos para a catedral...


Depois de 14 dias e 830km percorridos.... CHEGUEI!!!



Por outro lado...

Combinei encontrar-me com o Thiago para o pequeno-almoço. No entanto perdi-me...andei sensivelmente 20 km e voltei para trás, isto em meia dúzia de minutos, o carro foi uma invenção fabulosa... e ainda tive tempo para fotografar....


Tive um daqueles dias super descontraídos..a parar nas terrinhas, beber qq coisa, ter tempo para ir ao computador, conversar e ainda descobri algumas particularidades, nomeadamente para que servem estas casinhas...para arrumar o milho!!!



Agora vemos imensos peregrinos, com uns saquinhos, como os que levamos para a praia, com a leveza e ligeireza de quem apenas vai fazer os últimos kms.... andam, melhor flutuam na estrada, face ao sacrificío que vemos uns bons kms atrás, em quem já leva mais de 1 semana nas pernas!!!

E foi descontraidamente que entrei na etapa final deste caminho...

Recordei o mp3 que levei carregado de música e que nunca utilizei e a primeira vez que ouvi música foi qd entrei no carro...instintivamente quando descia o monte do gozo em direcção a Santiago apaguei o rádio (só não consegui resistir e deixei o ar condicionado...) Recordei a viagem e .... depois de inúmeras voltas na cidade , diga-se a mais difícil de estacionar que alguma vez tive, voltei a ligar o rádio, quase a buzinar e a entrar novamente no ritmo alucinante de trabalho e Lisboa (durante a semana).. A catedral é mt simples e apenas vimos turistas e peregrinos na praça principal, senti saudades de Léon e dessa emoção, no entanto não fiquei triste por não chegar de bicicleta, ao contrário do que achava momentos antes... sem dúvida que este percurso é mt mais do que chegar a Santiago, sendo esse momento, talvez pela simplicidade da recepção (não sendo palmilhado por motivos religiosos porque aí a simplicidade encaixará concerteza) renegado dos momentos mais emotivos..

Afinal ainda fiz 590 km , quase 3x o necessário para se levar a compostelana, 12 dias a pedalar 2 de carro e inúmeros momentos, alguns deles, poucos, partilhados neste blog...

+ Fotos










Estatística
Distância: 99,83km
Tempo: 6h:23m:01s
Vel Média: 15,63 km/h
Vel Máx: 62,26 km/h

1 comentário:

Anónimo disse...

As fotos estão simplesmente maravilhosas... Bom caminho!!!